Existem ações muito simples que melhoram muito a segurança tanto de pessoas como de patrimônio, a inspeção em extintores de incêndio é uma delas, um pouquinho de cuidado na inspeção periódica pode evitar grandes transtornos.

A importância da inspeção periódica de extintores.

Iremos falar dos principais pontos na inspeção periódica de extintores de incêndio

Primeiro de tudo a inspeção periódica de extintor de incêndio é uma atividade preventiva simples e barata de ser feita e que pode evitar uma série de aborrecimentos, as recomendações a seguir também valem para extintor de incêndio veiculares.

De acordo com a NBR 12962/2016 item 5.1 (substituiu antiga NR 23 MTB).

5.1 Conferência periódica.
Verificação mensal a ser feita pelo proprietário ou responsável do extintor de incêndio com a finalidade de constatar se este permanece em condições de operação no tocante aos seus aspectos externos e instalação adequada. Esta verificação deve ocorrer em intervalos mais frequentes quando as circunstâncias exigirem.

NBR 12962/2016

Os extintores devem ser inspecionados todos os meses afim de verificar se eles continuam em condições de uso ou se necessitam passar por uma manutenção/recarga.

Portanto, esta inspeção é de responsabilidade do proprietário, fazer, delegar a alguém ou contratar um terceiro, seja um profissional do SESMT, Bombeiros Civil ou Empresas Prestadoras de Serviço, para que seja feito.

Se essas inspeções periódicas não forem feitas nos prazos adequados e não identificar as não conformidades que possam ocorrer, pode se ter consequências para o patrimônio, para as pessoas e para o meio ambiente.

Sejam residenciais, industriais ou comerciais os prédios e suas instalações são bens muito importantes além de todas as pessoas, não coloque esses ambientes em risco, as inspeções periódicas são simples e rápidas de serem feitas.

E para isso você ainda conta com o Inspefire para te auxiliar nesse processo, com ele você pode cadastrar inventariando todos os seus equipamentos, além de inspecionar, gerar relatórios e gerenciar todos os seus equipamentos com um custo benefício muito bom.

O Inspefire foi desenvolvido baseado nos itens que a NBR 12962/2016 item 5.1 rege.

Baixe e comece a usar hoje mesmo o seu Inspefire
e tenha tudo na palma da sua mão.

A prevenção é o melhor ataque, não corra o risco de um extintor não funcionar na hora em que ele for necessário, não deixe que um princípio de incêndio acabe com seu sonho, patrimônio ou com a vida das pessoas.

Faça inspeção periódica!

Com as inspeções feitas, você identifica quando e o tipo de manutenção o equipamento vai precisar passar para se manter regularizado.

Veja nossa matéria sobre recarga de extintores, aqui.